Pastoral do Batismo

Dezembro
14 e 21

Saiba mais sobre o Batismo

O Batismo é o sacramento do renascimento. Assim como nascemos para a vida pelo parto, renascemos para a vida em Deus pelo Batismo. É um novo nascimento (cf. Jo 3,1-21), para a vida eterna.

Neste aspecto, precisamos “nascer de novo” porque a humanidade, por egoísmo e orgulho, rompeu com Deus (cf. Gn 3,1-24), afastando-se Dele. Pelo Batismo somos “devolvidos” a Deus, em Cristo, mediante a ação do Espírito Santo. O batismo apaga o pecado original, faz-nos filhos e filhas de Deus, torna-nos membros de Cristo e incorpora-nos à Igreja.

Além desta vida nova em Cristo o Batismo é chamado de a “porta” dos sacramentos porque é o primeiro a ser recebido. Ele dá acesso aos demais sacramentos.

Desta forma, é em Jesus Cristo que descobrimos a imagem do “homem novo”
(Cl 3,10) à qual fomos configurados pelo Batismo.

Informações e documentos necessários sobre o Batismo

- A criança deve ter idade máxima de 6 anos.

- Os Padrinhos devem ser Cristãos Católicos e maiores de 16 anos.

- Preencher todos os campos da ficha > CLIQUE AQUI. Os dados serão utilizados na Certidão de Batismo.

- Pais e Padrinhos devem ter feito o Curso sobre o Batismo.

- Se o curso foi realizado em outra Paróquia há menos de 1 ano, o certificado deve ser apresentado na secretaria da Igreja até 1 semana antes do Batismo, caso contrário este não poderá ser realizado.

- Pais e Padrinhos obrigatoriamente devem ter feito o Curso sobre o Batismo, para que o Batismo da criança seja realizado.

Taxa

Para quem fizer o batismo na São Rafael, é cobrada uma taxa na qual estão incluídos: vela, toalhinha e o certificado de batismo. Pra quem fizer o batismo em outra paróquia, mas fizer o curso na São Rafael, será cobrada uma taxa de R$ 10,00.

Sobre o curso

1- Preencher a ficha acima e entregá-la no dia do curso. Não precisa fazer inscrição antecipadamente.

2 - Somente os que entregarem as fichas preenchidas até às 13h30, participarão do curso, em respeito às famílias que colaboraram com o cumprimento do horário.

O curso é realizado na paróquia.

Pedidos de Oração

Extras

Terço Virtual do Santuário Nacional de Aparecida

Copyright © 2005 - Paróquia São Rafael - Largo São Rafael, s/nº - Mooca - São Paulo - CEP: 03113-020 - Tel.: (0xx11) 2292-4528