Semana Santa 2018

Programação da Semana Santa 2018
Programação da Semana Santa 2018

Terça-feira Santa

27 de março

19h30 – Procissão do Encontro e Santa Missa

*As mulheres trazendo a Imagem de Nossa Senhora das dores saem da casa das Irmãs Angélicas, Rua Orville Derby, 215.

*Os homens com a Imagem do Senhor dos Passos saem da casa da Missão Eucarística Voz dos Pobres, Largo São Rafael 176, contornando o Largo São Rafael por trás da Igreja.

 

Quarta-feira Santa

28 de março

19h – Santa Missa

Via Sacra preparada com reflexões do Papa Francisco

 

Tríduo Pascal

 

Quinta-feira Santa

29 de março

20h – Celebração da Ceia do Senhor (Lava-Pés)

Adoração ao Santíssimo Sacramento (Pauta de Adoração)

21h30 a 00h – Ministros da Sagrada Comunhão, ECC e Segue-me

00h às 06h – Grupo de Oração Anjo Rafael (RCC)

 

Sexta-feira Santa

30 de março

06h às 08h – Padres, Religiosos, Religiosas e Seminaristas de nossa Paróquia.

08h às 10h – Legião de Maria, Arquiconfraria de N. Sra. Mãe da Divina Providência, Mãe Peregrina, Apostolado da Oração, Vicentinos e Liga Católica.

10h às 11h – Catequese da Iniciação Cristã – Eucaristia.

11h às 12h – Catequese da Iniciação Cristã –Crisma.

(Importante lembrar que esses grupos e pastorais são os responsáveis em preparar os cantos, orações e reflexões para o período que lhes foi confiado, mas, o momento é aberto à participação de todos os paroquianos independente de participar ou não das pastorais e movimento. A Adoração ao Santíssimo é aberta a todos)

15h – Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

(Coleta para os Lugares Santos)

Procissão

Itinerário: saindo do Largo São Rafael, seguindo pela Rua Orville Derby, Leocádia Cintra, entrar à direita na Rua Henrique Dantas, virar à esquerda na Rua Adelaide de Freitas, virar à direita na Rua João Batista de Freitas, Rua São Rafael. Descer na Rua Araribóia até a Praça Dr. Oscar Rodrigues Alves. Atravessar a Rua Canuto Saraiva e entrar na Rua Eduardo Gonçalves. Virar à direita na Rua João Antonio de Oliveira até a Rua Guaratinguetá. Entrar à direita em direção ao largo São Rafael.

 

Sábado Santo

31 de março

20h – Vigília Pascal – O início da Celebração com a Benção do Fogo Novo será na Rua dos Bancários, Praça da Roda.

(A Igreja permanecerá fechada e escura, até a chegada da procissão trazendo o Círio Pascal)

 

Domingo de Páscoa

Missas em todos os horários como acontece todos os domingos

07h30, 9h, 11h, 18h e 19h30.

 

 

Imagem Freepik

Vosso Pai sabe de tudo o que precisais.

Evangelho: Mt 6,24-34

Deus cuida de nós e sua divina providência governa o mundo com amor nele não há nenhuma sombra de maldade e ele nada faria que não fosse para o bem de suas criaturas. Às vezes temos a impressão de que ele é um Deus ausente, desinteressado e até inexistente. Quantas vezes temos vontade de perguntar: Onde estava Deus naquela hora? Buscamos segurança, repouso, estabilidade e não encontramos. Estamos sempre agitados e na incerteza. nosso coração pula de dentro de nós como um pássaro nos galhos de uma arvore. enquanto não repousar em Deus, estará irrequieto!

Não entendemos  tudo o que acontece, mas acreditamos em Deus e em sua providência. Queremos o que ele quer, embora nem sempre do jeito que ele quer. Procuramos sintonizar nossa vontade com a sua e, confiantes, sabermos que nenhum mal nos acontecerá. Na tranquilidade da visão, vemos o invisível, e a paisagem que aos nossos olhos se descortina é de uma beleza que nos envolve totalmente. É o Reino de Deus pelo qual lutamos.      

 

22/02-SANTA MARGARIDA DE CORTONA

A Santa de hoje é uma grande testemunha de fé e santidade para todos nós. Santa Margarida de Cortona nasceu em 1247, em Alviano, na Itália. Órfã de mãe e tratada duramente pelo pai e pela madrasta, tornou-se uma linda jovem que conquistou o coração de um rico homem, com quem viveu amasiada por nove anos. 

Aconteceu que o rico jovem foi assassinado. Graças a uma cachorrinha de estimação, que indicou o lugar do crime, Margarida pôde encontrar o corpo do amante, já em decomposição. Diante da visão da finitude humana, Margarida tomou consciência das futilidades de sua vida. Mudou-se para Cortona onde recebeu o sacramento da Reconciliação.

A partir da conversão, a vida de Margarida foi uma luta constante para a santidade através dos exercícios de penitência, ao ponto de fazer de uma pedra o seu travesseiro, o chão de cama e como alimento apenas pão e água. Aceitou viver três anos de retiro e penitência, entrando em seguida para a Ordem Terceira, onde levou uma vida de extrema austeridade.

Viveu da oração e sacrifício, entre provações e sofrimentos. Purificada e liberta do domínio dos erros, Santa Margarida de Cortona foi ao encontro com Deus em 1297.

(http://www.a12.com/santuario-nacional/santuario-virtual/santo-do-dia/22/02)

21/02-SÃO PEDRO DAMIÃO

O Santo deste dia é venerado como Doutor da Igreja, já que, pela doutrina e amor a Igreja, testemunhou sua vida de santidade. São Pedro Damião nasceu em Ravena em 1007. Teve uma infância sofrida devido à morte dos pais. Mais tarde foi acolhido pelo irmão mais velho até entrar na vida religiosa pela Ordem Camaldulense. São Pedro Damião lutou para reformar a vida religiosa, lutando contra a venda dos privilégios eclesiásticos e contra o concubinato. Pedro Damião dirigiu e fundou um grupo de mosteiros que seguiam, com certas variações, a reforma camaldulense.

Trabalhou incansavelmente para devolver à vida religiosa seu sentido de consagração total a Deus, na solidão e penitência. A partir de 1046 foi levado a trabalhar para a santificação de toda a Igreja de Cristo e começou a se tornar grande sua fama de santidade. Foi ordenado bispo e cardeal de Óstia, perto de Roma, de onde auxiliou muitos papas. Foi legado do Pontífice Gregório VII, visitador dos mosteiros, escritor, conselheiro, libertando a Igreja de seus vínculos temporais. Sua extensa obra teológica fez o Papa Leão XII reconhecê-lo com o título de doutor da Igreja.

(http://www.a12.com/santuario-nacional/santuario-virtual/santo-do-dia/21/02)

20/02-SANTO ELEUTÉRIO

O nome de Santo Eleutério significa “libertador”. Assim Eleutério, ao viver inteiramente para Cristo conseguiu ser instrumento de libertação de erros e pecados para muitos. Viveu por volta do ano 470, em Tournai, região onde hoje está a Bélgica.
Conta-nos a história que, quando menino, ele ouviu a profecia de que seria um bispo. Eleutério respondeu o chamado vocacional e entrou para a formação que o encaminhou ao sacerdócio e mais tarde à ordenação episcopal. Eleito como primeiro bispo de Tournai, Santo Eleutério foi um grande desbravador da fé que deu o seu sangue por amor ao rebanho.
Santo Eleutério trabalhou arduamente para organizar a construção de igrejas, incentivar vocações, formar o clero, enfim, tudo o necessário para lidar com a recém-nascida diocese. Grande pacificador, Santo Eleutério conviveu em meio a grandes conflitos. Por isso, ao lidar com um povo de índole guerreira, teve que esforçar-se para levar a paz de Cristo para tantos corações. Promoveu uma sólida evangelização a fim de que o Evangelho fosse entendido como um estilo de vida para o povo.
Zeloso, perseverante e homem de oração, combateu as heresias e batalhou para o resgate de muitos pagãos. Santo Eleutério doou a vida em favor do povo. Foi martirizado em 532.  

(http://www.a12.com/santuario-nacional/santuario-virtual/santo-do-dia/20/02)2020

19/02-SÃO CONRADO DE PLACÊNCIA

Era casado e vivia na cidade de Placência, na Itália. Certo dia, em que estava caçando lebres e faisões, causou um incêndio acidental que provocou grandes danos. Em seguida ele fugiu para escapar à justiça. Ao saber que um inocente fora condenado em seu lugar, apresentou-se, confessou sua responsabilidade e ofereceu todos os seus bens para indenizar os prejuízos. Este gesto fez Conrado gastar todo seu dinheiro e ele acabou ficando pobre.
Mas ninguém conhece os caminhos do Senhor. O caçador incendiário ingressou num Convento, na Ordem Terceira de S. Francisco, abandonando a esposa, que também retirou-se para um mosteiro. Apesar destes gestos bruscos, Conrado era muito bom e piedoso.
Em 1343 chegou a Siracusa e estabeleceu-se na cidade de Noto. Escolheu como habitação uma cela ao lado da igreja do Crucifixo. A fama de sua santidade foi aumentando e comprometia a paz e o silêncio de que tanto gostava. Quando percebeu que as muitas visitas perturbavam sua vida de oração, frei Conrado levantou acampamento e foi humildemente para uma solitária gruta dos Pizzoni, que foi depois chamada de gruta de são Conrado.
Morreu a 19 de fevereiro de 1351. Frei Conrado foi sepultado entre as esplêndidas igrejas de Noto. Viveu 40 anos na oração e na penitência. 

(http://www.a12.com/santuario-nacional/santuario-virtual/santo-do-dia/19/02)

18/02-SÃO SIMEÃO

São Simeão foi bispo de Jerusalém. Filho de Cleófas, São Simeão era primo de Jesus. Ele foi um dos primeiros apóstolos, tendo inclusive recebido o Espírito Santo no dia de Pentecostes. 

Depois do assassinato de São Tiago, o menor, pelos judeus, os apóstolos e discípulos se reuniram para escolher seu sucessor na sede de Jerusalém. O escolhido foi Simeão. No ano 66 começou na Palestina a guerra civil em consequência da oposição dos judeus aos romanos e parece que os cristãos de Jerusalém receberam do céu o aviso de que a cidade seria destruída e que deviam sair dela sem demora, refugiando-se com o santo na cidade de Péla.

Depois da tomada e destruição de Jerusalém, os cristãos voltaram e se estabeleceram nas ruínas. Simeão voltou e recomeçou com os fiéis a reconstrução das casas. Houve muitas conversões, pois o acontecimento fez muita gente refletir sobre a mensagem evangélica. Numerosos judeus converteram-se ao cristianismo devido aos milagres feitos pelos santos. Os imperadores Vespasiano e Domiciano mandaram matar todos os membros descendentes de Davi, mas Simeão conseguiu escapar.

Contudo, durante a perseguição do Imperador Trajano, foi denunciado às autoridades, torturado, crucificado e morto. Simeão recebeu ordem de prisão e intimação de prestar homenagem aos deuses. O santo negou-se corajosamente a trair aquele que era seu único Mestre e Senhor. No meio da cruel flagelação, Simeão louvou e bendisse o nome de Deus e de Jesus Cristo. Do alto da cruz, ainda confessou o nome do divino Mestre, rezou pelos inimigos e entregou o espírito nas mãos de Deus. Morreu com 120 anos, depois de ter governado durante 43 anos a Igreja. Sua simplicidade e a fidelidade uniu os cristãos em torno do Evangelho de Jesus.

(http://www.a12.com/santuario-nacional/santuario-virtual/santo-do-dia/18/02)

09/02-SANTA APOLÔNIA

A história de Apolônia nos chegou pela narrativa de Dionísio, bispo de Alexandria, escrita em 249. Assim ele se expressa: “No dia 9 de fevereiro, um charlatão alexandrino provocou uma terrível revolta entre os pagãos. As casas dos cristãos foram invadidas e jóias e objetos preciosos foram roubados. Os cristãos, mesmo os velhos e as crianças, foram arrastados pelas ruas, espancados, escorraçados e, condenados a morte, caso não renegassem a fé em voz alta. Os pagãos prenderam também a bondosa virgem Apolônia, que tinha idade avançada. Foi espancada violentamente e teve os dentes arrancados. Além disso, foi arrastada até a grande fogueira, que ardia no centro da cidade, onde seria queimada viva se não repetisse, em voz alta, uma declaração pagã renunciando a fé em Cristo. Neste instante, ela pediu para ser solta por um momento, sendo atendida ela saltou rapidamente na fogueira, sendo consumida pelo fogo”. 

O martírio da virgem Apolônia, que terminou aparentemente em suicídio, causou, exatamente por isto, um grande questionamento dentro da Igreja, que passou a avaliar se era correto e lícito, se entregar voluntariamente à morte para não renegar a fé.

Contudo, o gesto da mártir Apolônia, a sua vida reclusa dedicada à caridade cristã, provocou grande emoção e devoção na província africana inteira, onde ela consumou o seu sacrifício. Passou a ser venerada, porque foi justamente o seu apostolado desenvolvido entre os pobres da comunidade que a colocou na mira do ódio e da perseguição dos pagãos.

(http://www.a12.com/santuario-nacional/santuario-virtual/santo-do-dia/09/02)