Encontro de Casais com Cristo

O ECC é um serviço da Igreja, em favor das famílias, teve origem em 1970, na Paróquia N. Sra. do Rosário, Vila. Pompéia, S.Paulo, por iniciativa do Pe. Afonso Pastore.

O ECC, hoje é uma realidade no Brasil inteiro, estando presente e atuante em 150 dioceses, inclusive atualmente no exterior.

Para manter vivo seu espírito, finalidade e característica, o ECC possui uma estrutura com direção, conselhos, secretarias e congressos nacionais e regionais.

Para que haja uma diretriz única, criou-se em outubro de 1985 um Documento Nacional, discutido avaliado e revisado em congressos. Em julho de 2005 ocorreu o XVII Congresso Nacional do ECC, em Rio Branco no Acre.

O objetivo do ECC é evangelizar famílias para o engajamento nas pastorais e atuação na paróquia. A espiritualidade, que é a tônica do ECC, está fundamentada em cinco pontos básicos:

Doação - dar-se
Pobreza - no sentido de confiança na ação de Deus e não na nossa
Simplicidade - semelhantes às crianças
Alegria - paz interior / vitória do bem
Oração - fundamental como a respiração do ser vivo

O ECC realiza-se em duas fases, a saber:

- Encontro, em um final de semana e;
- Pós-Encontro, que são reuniões abertas a todos, com temas variados, que têm por finalidade o crescimento espiritual e o melhor convívio familiar. .

Além das reuniões Pós-Encontro, existe simultaneamente outra reunião que normalmente é realizada uma vez por mês, chamada de Círculo de Casais, na qual são feitas reflexões da missão do casal cristão.

Para isto existem 4 temários:

Temário 1: Refletindo sobre o Matrimônio
Temário 2: Refletindo sobre as verdades da Fé
Temário 3: Refletindo sobre os documentos da Igreja
Temário 4: Refletindo sobre o Homem e a Justiça Social

Existem 3 Etapas do ECC:

1ª Etapa - é a mais conhecida, objetivo o DESPERTAR para o evangelho em família;
2ª Etapa - visa APROFUNDAR nos conhecimentos dos documentos da igreja;
3ª Etapa - visa TRANSFORMAR, para mudar estruturas injustas de nossa sociedade.

DEUS COLOCOU SEU FILHO NUMA SAGRADA FAMÍLIA, PORTANTO É MUITO IMPORTANTE O RESGATE DA FAMÍLIA PARA DEUS.

Pedidos de Oração

Extras

Terço Virtual do Santuário Nacional de Aparecida

Copyright © 2005 - Paróquia São Rafael - Largo São Rafael, s/nº - Mooca - São Paulo - CEP: 03113-020 - Tel.: (0xx11) 2292-4528