João nasceu no dia 24 de junho de 1386, na cidade de Capistrano, no então reino de Nápoles. Em Perúgia, estudou e se tornou um dos juízes mais queridos. Porém, depois de duas lutas políticas, acabou no cárcere, e foi lá que, após uma visão, resolveu se converter e seguir o ideal de São Francisco.
Dedicou sua vida à pregação e obteve magníficos resultados e inúmeras conversões, principalmente de jovens universitários. Era grande apaziguador de brigas, talvez devido ao ódio entre famílias que experimentou na infância. Organizou obras de caridade, principalmente em hospitais. Foi chamado por muitos de “Apóstolo da Europa”, devido à imensa obra apostólica que desenvolveu em diversos países. É considerado um dos grandes reformadores da Igreja no século XV.
“São João Capistrano, padroeiro dos juízes, protegei e dai-lhes discernimento para melhor julgarem os processos que chegam às suas mãos. Que através deles, a justiça dos homens cheguem às pessoas honestas que necessitam de suas ajudas. Amém”.