28/09-SÃO VENCESLAU

Venceslau nasceu em 907 e logo se tornou herdeiro do trono da Boêmia. Sua história se entrelaça com a vida e fé da família real.sao-venceslau

Sua ascensão ao trono provocou a ira da própria mãe, que desejava assumir o comando do país ou então dar o reinado ao outro filho Boleslau. A ganância de sua mãe foi tão grande que este acabou assassinando seu próprio irmão. O povo porém, sabendo da eleição de Venceslau, obrigou a malvada rainha a abandonar o trono. A avó de Venceslau o ajudou a valorizar o cristianismo. 

Venceslau tinha conquistado a confiança, a graça e simpatia do povo, que viam nele um verdadeiro líder, um exemplo a ser seguido. Dedicava-se aos mais pobres, encarcerados, doentes, viúvas e órfãos, aos quais fazia questão de ajudar e levar palavras de fé, carinho e consolo. Sua mãe e seu irmão, inconformados com a popularidade de Venceslau, arquitetaram um plano diabólico para acabarem com sua vida.

No dia 28 de setembro de 929, durante a festa de batismo de seu sobrinho, enquanto todos festejavam, Venceslau se retirou à capela para rezar. Boleslau, seu irmão, invadiu a capela e apunhalou o irmão no altar da igreja. O seu corpo foi sepultado na igreja de São Vito, em Praga. Desde então passou a ser cultuado como santo. Sua mãe, dias depois, teve uma morte trágica e seu irmão foi condenado pela rei Otão I.