Pastoral do Batismo.

PROGRAMAÇÃO DE 2017

FICHA DE INSCRIÇÃO

É necessário preencher todos os campos da ficha.

MÊS  CURSO BATISMO DOMINGO BATISMO
DOMINGO
Janeiro  07 22
Fevereiro  04 12 19
Março   –  –
Abril  01 23 30
Maio  06 28
Junho  03 18 25
Julho
Agosto 05 13 27
Setembro 02 10 24
Outubro 07 21 28
Novembro 04 12 26
Dezembro 02 10 17

* Horário do Batismo: Aos domingos às 12h15min.

** Local do curso de Batismo: Paróquia São Rafael (entrada pela Igreja). Início às 13h30min (Chegar com 15 minutos de antecedência).

Saiba mais sobre o Batismo

O Batismo é o sacramento do renascimento. Assim como nascemos para a vida pelo parto, renascemos para a vida em Deus pelo Batismo. É um novo nascimento (cf. Jo 3,1-21), para a vida eterna.

Neste aspecto, precisamos “nascer de novo” porque a humanidade, por egoísmo e orgulho, rompeu com Deus (cf. Gn 3,1-24), afastando-se Dele.

Pelo Batismo somos “devolvidos” a Deus, em Cristo, mediante a ação do Espírito Santo. O batismo apaga o pecado original, faz-nos filhos e filhas de Deus, torna-nos membros de Cristo e incorpora-nos à Igreja.

Além desta vida nova em Cristo o Batismo é chamado de a “porta” dos sacramentos porque é o primeiro a ser recebido. Ele dá acesso aos demais sacramentos.

Desta forma, é em Jesus Cristo que descobrimos a imagem do “homem novo” (Cl 3,10) à qual fomos configurados pelo Batismo.

Informações e documentos necessários sobre o Batismo – A criança deve ter idade máxima de 6 anos. – Os Padrinhos devem ser Cristãos Católicos e maiores de 16 anos.

Os dados serão utilizados na Certidão de Batismo. – Pais e Padrinhos devem ter feito o Curso sobre o Batismo. – Se o curso foi realizado em outra Paróquia há menos de 1 ano, o certificado deve ser apresentado na secretaria da Igreja até 1 semana antes do Batismo, caso contrário este não poderá ser realizado. – Pais e Padrinhos obrigatoriamente devem ter feito o Curso sobre o Batismo, para que o Batismo da criança seja realizado.

Taxa
Para quem fizer o batismo na São Rafael, é cobrada uma taxa na qual estão incluídos: vela, toalhinha e o certificado de batismo. Pra quem fizer o batismo em outra paróquia, mas fizer o curso na São Rafael, será cobrada uma taxa de R$ 10,00.

Sobre o curso
1- Preencher a ficha acima e entregá-la no dia do curso. Não precisa fazer inscrição antecipadamente.
2 – Somente os que entregarem as fichas preenchidas até às 13h30, participarão do curso, em respeito às famílias que colaboraram com o cumprimento do horário. O curso é realizado na paróquia.